1 – Planeje com seus funcionários formas alternativas de venda
Atualize seus funcionários sobre como será o funcionamento do seu negócio, horários, questões de segurança, a nova estratégia de atendimento. Os seus funcionários precisarão adotar novas formas de trabalhar, mas só poderão fazê-lo caso tenham informações claras e consistentes de você, dono do negócio.
2 – Comunique seus clientes
Envie mensagem aos seus clientes, comunicando a sua nova estratégia, como irá atendê-los durante este período. Como por exemplo deixe de forma clara nas redes sociais os números para atendimento via delivery, loja online/aplicativo ou drive–thru.
3 – Se aproxime de seus clientes
Reveja o seu modelo de negócios, a sua forma de entregar produtos, agregue serviço, agregue valor.
Exemplo: se você tem uma loja física, um pequeno varejo, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa. Tente usar as redes sociais ao seu favor comunique-se com seus clientes por elas.
Você tem o contato do seu cliente? Envie mensagens ofertando serviços especiais como amostra e entrega em domicílio de produtos.
4 – Entregue em domicílio
Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la – cada loja tem seu raio (área) de atuação. Verifique se é possível que a sua equipe faça a entrega do produto na casa do cliente.
5 – Divulgue no digital
Reforce a divulgação dos seus produtos em seus canais online, faça ofertas especiais com entregas em domicílio pelas equipes de vendas locais ou serviço de entrega – motoboy. Se você não pode contratar um entregador tente negociar com um motoboy amigo por entregas ocasionais.
6 – Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes
Mostre ao seu cliente que você está tentando, que você está ali por ele mesmo nesse momento difícil, a sua presença mostra a ele que você está disponível independente do momento. Se você tem um pequeno varejo de rua, envie mensagem ao seu cliente falando dos cuidados que você está tendo em seu negócio, uso de detergentes na limpeza várias vezes ao dia, funcionários atendendo com uso de máscaras, a possibilidade de disponibilizar máscara para o cliente, o cliente poder marcar hora para ter atendimento exclusivo, evitando muitas pessoas no mesmo horário.
Se você tem um serviço, faça a entrega do serviço um a um tomando cuidado com as recomendações de higiene e prevenção.
Exemplo: salão de beleza poderá ir até a casa do cliente. Ou a possibilidade do cliente marcar um horário exclusivo para ser atendido.
7 – Crie uma força tarefa no digital
Se você é um varejista de roupas/acessórios e beleza, por exemplo, oriente seus funcionários a agirem como “consultores” da sua marca/empresa no ambiente online, eles se tornarão influenciadores da sua marca nos ambientes digitais (Facebook, Instagram, WhatsApp) , eles irão impulsionar suas vendas online e offline além de poderem até fazer a entrega, dependendo do raio de ação de cada negócio.
8. Inove rapidamente em torno de novas necessidades e hábitos de consumo, use a tecnologia a seu favor
Além de rever seu portfólio de produtos/serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação para os seus negócios. Não fique focado em ações defensivas, aproveite este momento para inovar ousadamente em torno de oportunidades emergentes. Fique de olho nos sinais que o seu consumidor dará.
Observe, algumas mudanças de comportamento e consumo provavelmente persistirão além da crise e muitos setores ressurgirão para novas realidades de mercado. Hoje, já é possivel ver surgindo os novos hábitos e quais destes permanecerão no longo prazo, houve no último ano um aumento de consumo online de produtos e serviços alimentares, de vestuário, beleza e saúde, home office entre outros. Então já sabe, fique online, mantenha sua presença web e seu cliente vai procurar por você.